O olhar atento e fashionista do “francês” Gerson Lirio

O olhar atento e fashionista do “francês” Gerson Lirio

Blogueiras e it girls espertas têm o celular dele na agenda. Nascido em uma cidade pequena do interior da Bahia, Gerson Lirio mora em Paris há seis anos e clica garotas da moda como ninguém pela Cidade Luz. Extrai, além do melhor delas e dos seus looks, a melhor luz, reinventa os cartões postais tradicionais e, como conhece a cidade como a palma da mão, sabe também fugir deles (da Torre, das Tuileries, do Champs Elysées, etc). Eu “provei” e me encantei. Gerson é desde já meu titular em Paris! Aqui ele, habitué das fashion weeks de Paris e Milão, conta um pouco de sua história e – raríssimo – entrega como podemos conseguir nós mesmas fazer melhores fotos. Não se engane. Não chegarão aos pés das dele! Mas serão bem mais bacanas.


Gerson, como Paris e a foto de moda surgiram em sua vida?


Eu me mudei de Campo Formoso para Salvador aos 18 anos e aos 23 fui morar no Rio de Janeiro, onde fiz faculdade e MBA em Administração de Empresas e vivi por 14 anos. Depois de 12 anos de carreira corporativa na Shell, larguei meu cargo de Gerente de Recursos Humanos e decidi vir para Paris fazer um MBA em Gestão do Luxo, seguido por uma passagem pela Maison de Valentino.


Como Paris se descortinou para você e como a foto entrou no meio disso?


Inquieto e curioso, encontrei em Paris a atmosfera ideal para me dedicar à uma paixão antiga, a fotografia. O que era pra ser um hobby virou profissão. Influenciado pelo interesse em moda e luxo, me especializei em fotos nesta área e hoje cubro os desfiles das Fashion Weeks de Paris e Milão (Chanel Balmain, Dior e por ai vai…), além de street style e editoriais para sites, revistas (Vogue Brasil, Japão, Tailândia, Arabia, etc) e marcas.


O que mais lhe dá prazer na profissão?


Uma das minhas outras paixões é viajar, e percebendo que muitas pessoas viajam para destinos fantásticos e exigem fotos à altura da experiência vivida, resolvi lançar um serviço de Ensaio Fotógrafo em Paris ou em qualquer lugar do mundo. 


Qual seu conselho para fazer boas fotos – selfie ou não – com o celular?


Particularmente, acho que um celular com boa câmera contribuem muito para a qualidade da foto. Em seguida, acho que enquadramento e ângulo são fundamentais para a estética de uma foto. Particularmente, não sou muito entusiasta de selfie, pois penso que ela não valoriza as pessoas. Acho válido para momentos de total descontração, entre amigos ou família, por exemplo, e não para publicações freqüentes em redes sociais.


Poderia listar suas top dicas – as principais para uma boa foto.


–       Fazer um bom enquadramento. Utilize as grades do visor para centralizar o sujeito principal (se for o caso) e alinhar a foto.


–       Ao fotografar de corpo inteiro, evite cortar os pés e parte da cabeça.


–       Evite fotos com sombras ou luzes que não valorizam os rostos das pessoas.


–       Se possível, faça fotos em movimento. Além de ser mais dinâmico, resulta em fotos mais naturais e menos estáticas.


–       Em fotos de paisagem ou ambientes teste ângulos diferentes. Não tenha medo de arriscar. Mesmo para os profissionais, muitas vezes um bom clique vem do resultado de algumas tentativas, erros e acertos.


–       Utilize um bom aplicativo de edição de fotos sempre que possível. Eu utilizo muito para melhorar a luz de uma foto, além de corrigir pequenas imperfeições. Os aplicativos que mais gosto são o Snapseed e Facetune, além das ótimas funções do próprio Instagram.


–       Evite sempre retoques exagerados. Uma boa foto tem de ter um ar natural.


Poderia dar exemplo de outros instas com fotos inspiradoras?


Gosto muito de fotos de moda, portraits, arquitetura e paisagens com um bom apelo visual. São tantos que gosto e sigo! Estes são alguns dos perfis que curto regularmente: @artofvisuals, @profotoglobal, @sebastiao_salgado_photographs, @stevemccurryofficial, @jacquemus, @therealpeterlindbergh, @bruceweber, @markseliger, @tommyton


 


Grand finale de Balmain nesta última Paris Fashion Week, que foi repostada pelo diretor criativo da maison, Olivier Rousteing

Detalhes do show da Chanel nesta última temporada, sempre dos que mais causam frisson no mundo da moda

Fila final de Isabel Marant em Paris

Belíssimo click da Fendi durante a última semana de moda de Milão

Também em Milão: cena de Philosophy di Lorenzo Serafini. Breathtaking!

Agora fotos de iphone: esta foi tirada da janela do apartamento anterior de Gerson, no 17eme

Vista noturna de ponte em Estrasburgo

Outra linda foto de celular: versão black & white da Place de la Concorde em Paris

Shooting que fiz com Gerson ano passado em Paris, e desde então fiquei encantada por seu trabalho

Gerson, super estiloso, com o seu olhar apurado para o mundo fashion