Miroslava Duma: O poder da informação de moda como business

Miroslava Duma: O poder da informação de moda como business

Uma das mais poderosas fashion bloggers da atualidade, Miroslava Duma exerce da distante Rússia, onde nasceu e mora, sua influência sobre milhões de seguidores no planeta fashion. Nascida em uma família de políticos, casada com um empreendedor ligado ao Ministério da Indústria e Comércio, mãe de dois filhos, George, 5, e Anna, 1, ela sempre se destacou pelo apuro e bom gosto em uma sociedade onde o excesso e a ostentação são mais regra que exceção. Formada em Relações Internacionais, começou a carreira como editora de projetos especiais da Harper’s Bazaar; em seguida, virou colaboradora free lancer para as edições russas de VogueTatlerForbes Mulher e Glamour.


 


Por conta das temporadas de moda, tornou-se habituée do circuito Elizabeth Arden – leia-se Paris/Nova York. Temporada após temporada, a jovem, hoje com 30 anos, começou a chamar a atenção de fotógrafos de estilo como Scott Schuman, do blog de fashion looks The Sartorialist, pelo visual sempre impecável. No seu país, ela integra o que a imprensa de moda local chama de As Czarinas, as it girls das estepes. Com ela, nomes como as estilistas Ulyana Sergeenko e Vika Gazinskaya e a ex-modelo Elena Perminova.


 


Mignon, sabe com desenvoltura como usar tendências das mais variadas sem deixar de valorizar seu tipo físico. É capaz de desrespeitar várias das regras de proporção modelagem X biótipo – como investir em capas, sobreposições, volumes e outros efeitos geralmente “destinados” às mais altas – e ainda assim arrasar. Logo, Miroslava aderiu à internet e lançou, em 2001, em sociedade, mais que um blog, mas uma plataforma de estilo, a Buro 24/7, voltada para arte, arquitetura, cinema, música, cultura, estilo de vida, sociedade e, claro, muita moda.


 


No nome do projeto já está a sua proposta – informações 24 horas por dia, todos os sete dias da semana. São mais de 25 atualizações diárias. O sucesso foi tamanho que o site ganhou versões locais em dez países, da Austrália à Ucrânia. Mas o sucesso transcende o aspecto empresarial. Seu allure e personalidade atraem investidores também na sua figura, no poder de seu aval. Assim, Miroslava acumula em seu país títulos como embaixadora de uma linha de joias que a Chanel lançou, inspirada em uma coleção desenhada pela própria Coco Chanel, em 1932, e de uma campanha de linha de minibolsas da Louis Vuitton.


 


É também constantemente escalada como palestrante de convenções de negócios e mídia digital. Seu poder na indústria faz com que grandes criadores a queiram nas primeiras filas de seus desfiles e, não raro, desenhem para ela peças exclusivas. Nunca deixa, no entanto, de vestir modelos de estilistas conterrâneos seus nestas viagens. Apaixonada pela Rússia e suas tradições, Mira, como os amigos a chamam, roda o mundo, mas não cogita morar em outra cidade que não Moscou. Lá, criou a ONG Peace Planet, dedicada a crianças que precisam de tratamento médico de urgência. E assim segue, dividindo-se entre a carreira, a família e benemerência, criando uma persona que o jornal inglês Financial Times descreveu como uma “força da indústria da moda.” E a pequena notável não para.


Poderosa, a digital influencer é presença constante nas semanas de moda americana e europeias

Mãe de dois filhos, Mira ainda se dedica à ONG que fundou na Rússia

Juventude e glamour no look amarelo-ouro

Mira passeia do casual ao glamouroso, sempre com estilo próprio e tempero fashionista

Sucesso, seu site vai das artes plásticas à música, do design à moda e tem versões em dez países

Sempre impecável, ela faz parte de um grupo de it girls que a mídia russa chama de As Czarinas

Clima rocker e atitude com a saia xadrez kilt style e o top cropped de chamois

Ousadia no mix de cores, padronagens, volumes e texturas

Ela desafia os padrões e veste com charme looks que não seriam indicados para o seu tipo mignon

O prestígio de Mira faz com que designers lhe ofertem peças das mais exclusivas