Diário de viagem: o encantador vilarejo de Saint Émilion – França

Diário de viagem: o encantador vilarejo de Saint Émilion – França

Hoje no Diário de Viagem vou falar sobre minha passagem pelo interior da França, no vilarejo medieval de Saint-Émilion. O vilarejo está localizado a 40km de Bordeaux e é classificado como Patrimônio Mundial da Unesco.

 

Um lugar realmente encantador e com sua história muito bem conservada. As casas exprimem um charme,  as visitas às vínicolas e caves subterrâneas são um must go. Restaurantes deliciosos e alguns deles estrelados no Michelin.

 

Foi um tour maravilhoso por esse lugar. Por isso, quero mostrar os lugares que passei, o que vi e degustei. Vem comigo!

 

São Paulo, editorial, Camila Quintão

 

Leia mais em:

 

Visita ao centro histórico

 

Um dos lugares mais visitados é a Grotte de l’Ermitage, uma pequena gruta onde morava o monge Émilion, nome que se dá ao lugar.

 

Há uma história que no século 8 o monge trabalhava também como cozinheiro na casa de um nobre e que aproveitava para pegar alguns pães e colocar debaixo da túnica e dar aos pobres. O nobre desconfiado perguntou ao monge o que levava debaixo da túnica, quando o monge mostrou havia em suas mãos um pedaço de madeira e não um pão.

 

As histórias de sua generosidade se espalharam pela região que hoje leva seu nome, pra onde ele teria fugido.

 

Outro local muito incrível é a Capela da Trinidade, construída no século 13 em homenagem ao monge. Há também a Igreja Monolítica, a maior igreja subterrânea da Europa construída a partir de uma pedra. Do lado da Igreja Monolítica há o Halles du Marché, uma pequena área coberta rodeada por arcos que antigamente abrigava o mercado da cidade, já que os comerciantes queriam proteger os grãos das chuvas.

 

Ficamos hospedados no Chateau Grand Barrail, um hotel tipo castelo com jardins belíssimos e uma vinícola bem ao lado. Ele não fica no centro da cidade, onde se localizam as principais atrações e restaurantes. Não chega a ser longe, são 5 a 10 min de carro.  Mas eu particularmente prefiro ficar no centro e fazer tudo à pé, acho maravilhoso. O hotel que eu queria ficar e onde vale jantar uma noite, o Hostellerie de Plaisance, já estava lotado.

 

Hotel Chateau Grand Barrai

Chateau Grand Barrail

 

st emillionOs jardins do meu hotel

 

 

jantar do ultimo diaLook para jantar no ultimo dia no restaurante do hotel

Vinícolas e os melhores vinhos do mundo

 

A cidade dos vinhos abriga incríveis rótulos. Vinícolas históricas e preservadas há vários anos. Visitei a Chateau Guadet, lá tem uma cave subterrânea sensacional do século 15. A vinícola pertence à família Lignac desde 1844 e já passou por seis gerações. A vinha está localizada a 100 metros da cidade e desfruta de uma território imenso com alta qualidade e a variedade de uva, como do tipo Merlot, Cabernet Franc, que trazem todo o aroma, elegância e delicadeza de um grande vinho.

 

Outra vinícola de muito requinte é o Chateau Cheval Blanc, cultivada desde o século 14, e que hoje pertence ao grupo LVMH. Sua arquitetura é um show a parte, a cave é em forma de um mirante projetado para a belíssima vista. Foi realmente sensacional ter o privilégio de conhecer o lugar em que é produzido um dos vinhos tintos mais renomados.

 

vinicola Chateau Cheval BlancNo Château Cheval Blanc

 

 

vinicola Chateau Cheval BlancNos vinhedos de um dos melhores vinhos do mundo!!

 

Restaurantes gastronômicos de muito bom gosto

 

E eu não poderia deixar de degustar dos pratos desse lugar incrível! O restaurante Logis de La Cadene – 1 estrela bem merecida no Guia Michelin – é de puro aconchego e bom gosto, um espaço muito bem decorado e com um serviço excelente.

 

Os pratos são assinados pelo talentoso chef, Alexandre Baumard, que nos proporcionou um cardápio muito saboroso. Junto a isso, a carta de centenas de vinhos das melhores vinícolas.

 

st-emillion

 

Sentamos no varanda do restaurante, onde podemos observar o movimento da cidade enquanto almoçamos. Uma delícia!

 

 

 

st-emillionEntrada

 

 

st emilllion prato principalPrato principal

 

 

Logis de la Cadene Camila Quintão Hoje, 16:33 Você Entrada Prato principal Mignardises com o cafe

Mignardises com o café

Por fim, no Hostellerie de Plaisance – 2 estrelas Michelin – impressiona por sua decoração. O chef Ronan Kervarrec é quem lidera a cozinha, preparando pratos muito gostosos com o menu Carte Blanche.

 

O restaurante é conhecido por sua culinária exclusiva e criativa, além de ter vinhos franceses inigualáveis. Itens do menu incluem Foie Gras de Canard des Landes, Trufas Brancas, Bar de Ligne e um cardápio de sobremesas para saciar os sentidos e deliciar a paleta.

 

 

St EmillionHostellerie de Plaisance

 

 

st emillionNo jardim do Hostellerie de Plaisance, que é também hotel, bem no centro de St Emilion