5 mitos e verdades na dieta nossa de cada dia

5 mitos e verdades na dieta nossa de cada dia

Óleo de coco, as cápsulas de café, as dietas líquidas, os sucos detox. Não param de surgir novidades que nos prometem a silhueta esguia e a juventude renovada. O que é verdade? O que é mito? Com a palavra, uma das autoridades no assunto, a nutricionista clínica radicada em São Paulo, Gabriella Pereira, especialista em nutrição funcional, fisiologia do exercício e nutrição esportiva.


O que é o bulletproof coffee? Quando o indica? Há provas de que ele otimize a queima de gordura?


É uma criação do americano Dave Asprey após 15 anos de estudo. A ideia era ter uma receita simples que oferecesse energia, concentração nas atividades e saciedade. A receita original é composta por café, óleo de coco e manteiga ghee. Não recomendo adicionar a ghee e sim canela e gengibre, que são termogênicos.


Juntos, café e óleo de coco somam propriedades termogênicas podendo ser uma boa opção de pré-treino. Ou ainda como opção de lanche para saciar a fome e melhorar o estado de alerta durante o trabalho ou estudo. 


O aumento do consumo de gorduras como o abacate, óleo de coco e pasta de amendoim ajuda a emagrecer?


Sim, indo na contramão do que muitos ainda acreditam, a gordura é aliada da dieta. Aumenta o tempo de saciedade e contém nutrientes importantes como vitaminas E e K, que fazem parte do metabolismo energético. Mas cuidado: cada grama de gordura tem 9kcal comparada a proteína e carboidrato, que tem 4kcal. Não pode exagerar. Consuma na quantidade certa no horário certo proposto por sua nutricionista.


Quais os pré e pós-treinos mais recomendados para maximizar a perda de gordura?


Não existe um alimento ou quantidade certas. Tal recomendação vai dependerá das necessidades individuais, de acordo com o biótipo, gasto calórico e objetivo de cada um. Importante não ser menos e nem mais do ideal da pessoa. A única observação é evitar alimentos de alto índice glicêmico antes do treino, como pão, mel, massa, batata comum, entre outros… Estes podem aumentar o pico de insulina gerando uma fadiga precoce e retardo no metabolismo de gordura. 


Muitos nutricionistas cortam carbos à noite, já que aí o gasto calórico é reduzido, exceto para quem treina neste horário. Carbo à noite engorda? Cortá-lo ajuda a emagrecer?


Esse é o maior mito da nutrição. Não há regra absoluta na nutrição, ainda mais quando se fala em nutrição esportiva. A questão é  consumir a quantidade certa recomendada para cada um e o tipo certo de carboidrato. Claro, se a pessoa exagerar, vai engordar, mas isso também vale para proteínas e gorduras em excesso. Para quem treina à noite ou tem dificuldade de dormir, recomendo consumir fontes de carboidratos bons, como arroz integral, quinua e batata doce. À noite, e sempre, deve-se evitar, sim, os carboidratos simples, os “ruins”, como açúcar/massa/pão/farinha, pois geram estado de hiperglicemia que deixa a pessoa mais agitada, prejudica a qualidade do sono e interfere no metabolismo de GH. Este ocorre durante o sono e é muito importante para o emagrecimento e recuperação muscular. 


O que acha sobre um dia de detox liquido? É benéfico para o corpo?  


O termo detox, muito utilizado hoje, não deve ser usado para somente dieta liquida. Dieta detox é orientação da nutrição funcional que tem como objetivo estimular a eliminação de substâncias tóxicas consumidas no dia a dia. É um processo biológico que ocorre em todas as células, principalmente no fígado e intestino. Deve-se consumir somente vegetais, legumes, frutas, proteína magra e sementes saudáveis, de preferência orgânicas. Naturalmente, nessa dieta há perda natural da água do corpo e, por isso, é importante hidratar-se bem.


Daí que vieram as dietas detox líquidas. Mas cuidado, pois hoje no mercado há varias sugestões de detox líquido, onde os sucos têm grande quantidade de carboidrato e açúcar. Procure aquelas onde há vegetais e condimentos termogênicos e antiinflamatórios, como gengibre, cúrcuma, pimenta e canela.


Pensando em uma sensação de bem estar após escorregar na alimentação ela é valida, porem não sou adepta da dieta liquida de sucos no emagrecimento.